A água que recebemos após uma manutenção na rede pública de abastecimento pode vir com uma qualidade reduzida?
A equipe de manutenção da SANEFRAI é treinada, e tem profissionais responsáveis por efetuar todos os procedimentos de manutenção de forma rápida e segura, para agilizar o retorno do abastecimento, sem que ocorram alterações na qualidade da água para o consumidor. Ainda sim, se houver alguma alteração, o usuário deve fechar o registro localizado no cavalete e entrar em contato com a SANEFRAI.
A SANEFRAI exige a instalação de padrão para proteção do hidrômetro ?
Sim. Para maior segurança do hidrômetro e manter a qualidade da água fornecida, bem como melhorar a estética do imóvel, a SANEFRAI adota a caixa padrão com o padrão de proteção de hidrômetros, a qual deve ser instalada na fachada do imóvel conforme as orientações técnicas da SANEFRAI. Esse novo padrão é adotado para ligações novas de água, para alterações de local das atuais ligações e em locais sem acesso ao hidrômetro.
A SANEFRAI presta serviços de limpeza de caixas d’água ?
Não. Cabe a SANEFRAI divulgar orientações aos proprietários, de como proceder essa limpeza que deve ser realizada a cada seis meses no mínimo uma vez ao ano.
Como eu sei que meu imóvel está ligado a rede coletora?
Se o imóvel estiver ligado na caixa de inspeção/caixa coletora de esgoto que fica no passeio em frente à sua casa/prédio/estabelecimento comercial, este está ligado à rede de esgoto. Se existir alguma dúvida quanto a interligação, você deverá entrar em contato com a SANEFRAI e solicitar uma vistoria do imóvel.
É obrigatória a ligação do esgoto da minha residência na rede? Qual a lei?
Sim, a Lei Federal 11.445/2007, determina que se os serviços públicos de saneamento básico (água, esgoto, drenagem e coleta de lixo) estiverem disponíveis, a edificação é obrigada a utilizar eles, e estará sujeita ao pagamento de taxas e tarifas decorrentes da prestação destes serviços.
Minha conta de àgua vai aumentar com a ligação do meu imóvel à rede de esgoto?
Cada serviço público oferecido pela SANEFRAI possui a sua sustentabilidade econômica garantida através das tarifas. Se o usuário tiver acesso ao serviço público de abastecimento de água, ele pagará a tarifa de água conforme disponibilidade. A utilização do serviço e a tarifa de prestação de serviços de esgoto sanitário será cobrada a razão de 60% (sessenta por cento) da tarifa de água correspondente ao consumo.
Não recebi ou minha fatura foi rasurada, como posso efetuar o pagamento da mesma?
No site você pode retirar a 2 ª via da sua fatura e com ela efetuar normalmente o pagamento da sua conta de água. Basta apenas ter em mãos o seu número de matrícula, encontrado na sua fatura do mês anterior. Você também pode retirar a 2ª via da sua fatura no escritório, para isso, basta informar o nome completo cadastrado como cliente e/ou o número da matricula. Com estas mesmas informações, você pode, também, solicitá-la por e-mail, visite a aba “Contato” e solicite sua fatura.
O que acontece com o esgoto que está ligado na rede?
O esgoto coletado pela SANEFRAI é encaminhado até uma estação de tratamento de esgoto, onde os poluentes e as impurezas do esgoto são eliminados através de tratamentos biológicos e químicos. Depois que o esgoto foi tratado, a água resultante do processo é devolvida à natureza sem oferecer riscos ao meio ambiente.
O que é água potável?
A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017, instituída pelo Ministério da Saúde, instrumento federal que determina os padrões de potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso controle de analises físico-química e bacteriológica.
O que é hidrômetro?
O hidrômetro é o aparelho instalado pela SANEFRAI para registrar o volume de água consumida mensalmente pelo cliente. Com base neste volume é calculado o valor que deve ser pago pela prestação dos serviços públicos oferecidos pela SANEFRAI.
Você pode acompanhar seu consumo fazendo a leitura do hidrômetro. Uma prática que ajuda até mesmo a identificar gastos acima da média, que pode ser indício, por exemplo, de vazamento.
Isto é simples: Há números pretos e outros vermelhos. Anote os pretos e faça o seguinte cálculo para comparar com o mês anterior: subtraia os números pretos daqueles constantes na última fatura. O resultado é o consumo da última leitura até a presente data.
IMPORTANTE LEMBRAR: O hidrômetro é um bem público e o cliente é responsável por sua conservação.
O que é preciso para fazer a ligação de água?
Para solicitar um pedido de ligação, o titular do imóvel deve comparecer ao nosso escritório e apresentar os seguintes documentos (original e cópia que ficara arquivada no junto ao cadastro):
• Documento de identificação com foto;
• CPF;
• Escritura ou Contrato de Compra e Venda registrado em cartório (certidão atualizada);
• Alvará de Licença da Construção;
• Planta baixa;
• Projeto Hidro sanitário;
• Em caso de pessoa jurídica, além do documento do terreno, trazer o contrato social da empresa e cartão do CNPJ;
A SANEFRAI tem um prazo de (10) dez dias úteis para realização da ligação de água, condicionada a existência de rede no local e, a instalação da caixa padrão na divisa (testada) do imóvel.
O que é uma certidão negativa de débito?
É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos, ou seja, no início de cada ano é emitida as certidões daqueles clientes que não ficaram com nenhum pagamento pendente do ano anterior.
O que faço com o óleo ou gordura usado que sobra na cozinha?
O óleo usado deve ser acondicionado em garrafas pet fechadas e entregue nos pontos de coleta de óleo existentes na cidade ou poderá ser descartado juntamente com o lixo, mas também poderá ser reutilizado para fazer sabão. Cada litro de óleo polui um milhão de litros de água.
O que fazer se houver alguma alteração na qualidade da água?
Qualquer suspeita de alterações na qualidade da água é imprescindível que o usuário entre em contato com a SANEFRAI, para que nossos técnicos programem uma visita a sua residência e verifiquem o problema e as medidas a serem tomadas para saná-lo.
O que NÃO PODE ir na rede de esgoto?
Água da chuva;
Papéis e panos; restos de comida;
Pó de café;
Óleo de cozinha;
Cigarros;
Plásticos;
Cabelo;
Papel higiênico;
Fraldas;
Absorventes;
Preservativos e outros objetos que possam entupir o encanamento.
O que PODE ir na rede de esgoto?
Água de banho e descarga;
Água de lavatórios como pia de cozinha, banheiro, tanque;
Ralos de escoamento de banheiros, cozinha e área de serviço;
Água de máquinas de lavar roupas e louças.
Para onde vai o esgoto da minha residência?
Todo o esgoto sanitário proveniente de residências, comércios, indústrias e espaços públicos da área urbana de Fraiburgo é coletado e tratado na ETE – Estação de Tratamento de Esgotos da SANEFRAI.
Já na área rural, como não é possível o atendimento através de sistema coletivo em razão das distâncias, casa residência deverá instalar um sistema de tratamento de esgoto individual, modelo aprovado pelo município de Fraiburgo, sendo que este sistema deve ser limpo a cada dois anos para que mantenha a eficiência.
Por que é importante ter uma caixa d'água em minha casa?
A exigência de caixa d’água ou reservatório doméstico, se fundamenta no fato de que o mesmo funciona como “quebra” da pressão da água que entra no seu imóvel, deixando-a adequada para seu uso mais econômico, evitando sobrecargas nas tubulações internas. A outra, como uma garantia de continuidade do abastecimento do imóvel quando das interrupções temporárias do fornecimento de água pela SANEFRAI, por motivos de reparos e manutenções das redes de distribuição.
Por que minha água está branca?
Ao contrário do que muitos pensam não é excesso de cloro na água. O produto químico utilizado para desinfecção da água é o hipoclorito de sódio e este não gera alterações na cor da água, seu aspecto é semelhante à água sanitária utilizada em residências. Este aspecto esbranquiçado da água é decorrente do aumento de pressão na rede de distribuição, que reage com o oxigênio presente na água, formando microbolhas. Quando isso ocorrer, faça o teste: encha um copo com água e observe que rapidamente ela volta ao seu aspecto normal. Além disso, ressaltamos que não há perigo nenhum. Você pode consumir esta água normalmente.
Porque as vezes o consumo do mês é só um pouco maior que do anterior, mas o valor da conta de água é bem maior?
Para o cálculo dos valores de tarifa, a SANEFRAI adota uma tabela com valores progressivos, de acordo com o consumo. Quanto mais se gasta, mais se paga pelo consumo. Esta tabela muda de valor a cada faixa. Essa é uma política de cobrança que visa inibir o desperdício de água e proteger o meio ambiente.
Porque devo ter uma caixa de gordura?
A caixa de gordura serve para reter a gordura proveniente das lavagens de louças nas pias de cozinha e evitar que provoque o entupimento das redes internas e externas. Deve ser limpa periodicamente e seus rejeitos colocados em sacos de lixo e descartados através da coleta de lixo.
Posso ceder água da minha ligação para ser utilizada em outros imóveis?
Não. O regulamento da SANEFRAI, prevê seguinte: “.... É proibida, salvo consentimento prévio da SANEFRAI, qualquer extensão do ramal predial interno para servir outras economias, ainda que localizadas no mesmo terreno e pertencentes ao mesmo proprietário”. Dessa forma, mesmo que para uso temporário, é proibido ceder água para uso de terceiros. Nos casos em que a SANEFRAI detectar esse procedimento, o usuário que esta cedendo esta sujeito a aplicação de multa.
Posso ligar a água da chuva na rede coletora da SANEFRAI ?
Não. A água da chuva não deve ser despejada na rede de esgoto. Quando isso acontece, o excesso pode causar transbordamento nas ruas e até mesmo episódios de refluxo nas casas. A atitude correta é ligar as calhas domésticas às galerias pluviais, que são projetadas especialmente para receber grandes volumes de água. Mas mesmo nesse caso, resíduos sólidos devem ser evitados.
Posso utilizar água de poços ou nascentes?
Não. Toda área urbana de Fraiburgo é abastecida com água da SANEFRAI que conta com um rigoroso controle de qualidade da água, através de várias análises realizadas diariamente, sendo que a potabilidade da água está de acordo com as normas do Anexo XX da Portaria da Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde. De acordo com artigo 45 da Lei Federal Nº 11.445/2007 “... toda edificação permanente urbana será conectada às redes públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário disponíveis... ”. E nos casos onde há permissão deve possuir outorga de uso.
Quem tem água encanada está ligado na rede de esgoto?
Os serviços de água e esgoto possuem redes e estruturas diferentes, e o serviço público de abastecimento de água está disponível em algumas áreas rurais que ainda não são atendidas pelo sistema coletivo de tratamento de esgoto. Mas em todos os locais em que a rede coletora de esgoto sanitário estiver disponível o imóvel deve necessariamente estar ligado a rede pública de coleta e tratamento de esgoto.