Quando utilizamos a descarga do banheiro, tomamos banho, lavamos roupa ,louça, não pensamos para onde está indo essa água suja. Achamos que ela vai embora pelos canos e entra para debaixo da terra, embaixo dos bueiros. É verdade, mas, na maior parte das vezes, o esgoto não para aí: ele continua sua viagem e vai ser despejado em algum rio ou no mar.
A sujeira que vai embora, mas não some. É aí que entra a SANEFRAI que coleta o esgoto e recalca até a estação e tratamento de esgotos.
A ETE possui capacidade de tratar 40 l/s de esgoto sanitário. Está localizada na XXXXX
Composta de gradeamento, caixa de areia, medidor de vazão, reator UASB com queimador de gases e biofiltro, leito de secagem de lodo e duas lagoas aeradas facultativas. Recebe efluentes de 100% do perímetro urbano do município.
O processo operacional de tratamento do esgoto tem as seguintes etapas abaixo:
Os esgotos sanitários são coletados através de caixas e redes coletoras e bombeados através de diversas estações elevatórias a até a ETE. Na chegada a ETE passa pelo processo primário (gradeamento e caixa de areia), com remoção de sólidos grosseiros e areia.
Nesta etapa é realizada a medição de vazão (calha Parshall ou sensor de nível) e a entrada do efluente no RALF (parte central do Reator UASB) sendo a distribuição realizada no fundo do reator através dos tubos distribuidores com processo anaeróbio de digestão do esgoto, subindo através da camada (manta) de lodo. O efluente tratado é direcionado para canaletas laterais, seguindo para as tubulações de saída sendo lançados nas lagoas. Neste processo há uma remoção de mais de 60% da carga poluidora.
3) Tratamento secundário:Nesta etapa o efluente proveniente do Reator UASB chega as Lagoas de estabilização aeradas. Estas funcionam como lagoas de polimento, atuando na remoção adicional de DBO, de nutrientes e de organismos patogênicos, resultando na melhoria do efluente final da ETE , chegando a uma eficiência de mais de 90%.
Os lodos gerados no sistema de tratamento são dispostos em quatro leitos de secagem, para redução do volume final e encaminhado para aterro sanitário.
Gases:Os gases produzidos no processo anaeróbio: metano (combustível) e sulfídrico (odor desagradável) são coletados em tubulações e conduzidos até o queimador de gás (o gás sulfídrico é queimado juntamente com o metano. Os gases restantes do processo são coletados e encaminhados para o Biofiltro que faz a lavagem dos gases eliminando o mau cheiro.
Cálculo de redução final da carga poluidora do efluente após tratamento:
- Coliformes: 98 a 99,9%
- DBO da ETE: 95 %
- DQO: 70%
O sistema de tratamento de esgotos da SANEFRAI possui Licença Ambiental de Operação – LAO, da FATMA, e realiza monitoramento permanente dos efluentes e do corpo receptor , através de análises, atendendo a legislação vigente.